Novidades100 - Dicas de Internet e Computador

Editar Iframes Html

Como Editar e Exibir Iframes no Seu Site

Dizem que iframes são ferramentas html que pesa um pouco no servidor, o que não deixa de ser verdade. Porém depende do quanto você faz uso dele em uma mesma página.
A verdade é que iframes são muito convenientes de serem utilizados, principalmente em certos pontos de sua página que vez por outras você precisa de fazer alterações. Então você diria: faça uso do include php, chame o arquivo com js, porém, diria, em alguns casos o iframe é a melhor opção.
Portanto, darei aqui algumas dicas de como criá-los e adicioná-los à sua página.
Primeiro você cria seu texto, cujo vai ser chamado para uma outra página ou outras páginas. Pode ser em qualquer linguagem: html, txt, php, etc., depois salve-a em alguma pasta do servidor. Agora basta chamá-lo para a página ou as páginas onde você deseja expô-los.
Para fazer isto, você escolhe o local aonde ele será exibido. Pode colocá-los em divs, tables, ou simplesmente especificar a posição do iframe.
Agora, como você deve chamar o arquivo.
Digamos que o arquivo a ser exibido esteja na pasta "htm" e o nome do arquivo seja "links.htm, então você chama-o assim:

<iframe src="htm/links.htm">
</iframe>

Vai Ficar Assim…

Eliminando as Bordas

Você não deve ter gostado desta aparência, com bordas, scroolbar, achou um tanto feio? Pois pode-se resolver isto.
Basta que você adicione algumas configurações a mais.
Faça isto (vou utilizar o mesmo iframe acima)

<iframe src="htm/links.htm" width="300" height="auto" marginwidth="0" marginheight="0" frameborder="0" scrollbar="no" scrolling="no">
</iframe>

Vai Ficar Assim…

Pronto. Agora ficou mais aceitável.
Lembrando que você pode chamar qualquer tipo de arquivo, inclusive imagens e vídeos.
Veja exemplos abaixo:

Conclusão

Pronto. Acho que é tudo. Apenas lembrando que se você for utilizar links no arquivo a ser chamado por iframes (como no exemplo de links acima), você deve adicionar target="_blank", à frente de cada link do arquivo a ser chamado, para que seja aberto em outra janela, caso contrário, o url destino se abrirá dentro do próprio iframe.
Faça assim em cada link do arquivo links.htm:

<a href="http://www.novidades100.com.br" target="_blank">HOME</a>

Agora quando você precisar alterar o conteúdo da página que faz parte do iframe, basta você ir no arquivo chamado pelo iframe (aqui: links.htm) e alterá-lo. Não precisa dizer que se você tem muitas páginas, torna-se extremamente cômodo o iframe.

| | HomePage | Relatar Problema |