Culinária | Detonados | Internet | Poesias | Wallpapers | Web Tools |
Como manter seguro seu computador de casa, já que hoje em dia há pouco que não se possa fazer através dele. É uma ferramenta extremamente essencial nos dias de hoje, portanto, para livrar-se de seus perigos, só existe uma solução: Aprender a usá-lo.
Como dizem por aí, o melhor anti-virus para seu computador é você mesmo, que está à sua frente, percebendo quaisquer alterações ou comportamentos estranhos aos padrões estabelecidos, ou seja às configurações de hardwares e softwares.
É claro que você percebeu que estamos tratando aqui de computador de casa, que obviamente necessita que seja um pouco liberada a carga de segurança para que a conexão de internet não fique muito truncada, bloqueada, lenta. Porém, é claro que você faz uso desta máquina também para acessar sites seguros, como lojas que vendem online, cartões de crédito, bancos, etc, etc, etc.
Uma ótima dica seria você particionar o disco e instalar dois sistemas operacionais. O que seria usado para acessar internet livremente teria uma partição maior, pois logicamente será instalado nele muito mais programas. O segundo, que seria usado para acessar sites seguros, poderá ser bem reduzido seu tamanho em disco, pois necessitará de poucos programas para que funcione a contento. Já por este fator, ganharia muito em segurança. Neste sistema é recomendável que você não acesse email, sites comuns da web ou programas de relacionamentos, de preferência, nem mesmo instale-os.
Convém que você dê nomes diferentes a cada um dos sistemas.
Quanto ao primeiro sistema, mantenha-o sempre limpo, duas ou três vezes por semana, dê uma geral, removendo arquivos e registros absoletos. Um bom programa para esta tarefa é o CClean, pequeno, leve, e se bem configurado, faz um serviço de primeira.
Obs: A propósito, limpe vez por outra o segundo sistema (seguro) também, segurança nunca é demais.
É fundamental manter instalado e atualizado um bom anti-virus também. Para este tipo de máquina (de casa), não é necessário que seja pago. Existem por aí muitos programas anti-virus gratuitos, alguns muitos bons. Pessoalmente recomendo o Avira, considero-o excepcionalmente eficaz.
No mais, basta que você fique atento a mudanças repentinas do seu computador, como por exemplos deixar de executar um programa, demorar para abrir alguma coisa, fechar janela inesperadamente, reiniciar sozinho, aviso de pouca memória, etc, etc, etc.
Faça sempre uma verredura completa com seu anti-virus uma vez por semana, ou excepcionalmente quando ocorrerem situações estranhas como as citadas acima.
Anti-Virus, Anti Virus, Segurança, Computador
Pressione CTRL + D para Adicionar Esta Página aos Seus Favoritos
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência ao utilizar nosso conteúdo, além de personalizar publicidades de acordo com seus interesses.
Política de Privacidade